Novo mercado de Smartphones para 2013

by - 08:45


Android e iOS podem estar no topo do mercado de smartphones, mas isso não vai impedir a concorrencia de entrar nesse mercado. Empresas somo Canonical, fabricante do sistema operacional Ubuntu, prepara uma versão mobile, a RIM (Research in Motion) anunciará até o fim do mes a disponibilidade do BlackBerry 10, reconhecido amplamente como a última chance de a empresa canadense continuar no mercado de smartphones. A Microsoft está tentando a sorte com o Windows Phone 8, esperando que ele destrone o BlackBerry para tornar-se a terceira maior plataforma de smartphones, atrás dos já citados líderes Android e iOS, da Apple. E a Fundação Mozilla espera entrar no mundo de smartphones em breve com um aparelho baseado na web.
O ano mal começou e promete ser um início da segunda guerra “batalha de smartphones”, a 1ª durou entre o meio de 2010 até o mesmo período do ano seguinte. Naquela época, Android e iOS ainda reinavam supremos, enquanto o Symbian, da Nokia, essencialmente caía pelas tabelas em troca da parceria entre a fabricante finlandesa e a Microsoft para a adoção do Windows Phone. Alguns meses depois disso, a HP (Hewlett-Packard) desistiu do seu WebOS e ainda precisa entrar no jogo com uma alternativa Android, WP, ou Open WebOS.
Assim, em 2013, os consumidores são confrontados mais uma vez com a possibilidade de ter de escolher entre seis plataformas de smartphone. Será que há espaço o bastante para tantas opções? Vejamos um resumo:
Android e iOS
Apesar de serem sistemas bem diferentes (e semelhantes em alguns aspectos), quando o assunto é a sobrevivência no mercado mobile iOS e Android podem ser analisados em conjunto. As famosas plataformas de smartphone e tablet da Apple e Google, respectivamente, oferecem um software maduro em suas últimas versões (Jelly Bean 4.2 e iOS 6), possuem catálogos amplos de aplicativos (App Store sendo fechada e mais segura e Google Play aberta e menos segura), além de terem serviços online bastante úteis como iCloud e Google Now.
Windows Phone 8
O candidato mais provável a assumir um distante terceiro lugar parece ser o WP8. O recém-lançado  sistema mobile da Microsoft foi bem recebido por críticos e especialistas e algumas fabricantes, como Huawei e Samsung, que devem mostrar novos aparelhos com a plataforma durante a feira CES 2013, que acontece nesta semana em Las Vegas, EUA. 
O WP8 oferece integração com serviços da Microsoft como SkyDrive e Outlook.com, assim como um hub de Pessoas que reúne todas as suas atualizações de redes sociais em um local. Também há alguns recursos novos bem interessantes como a recarga de bateria wireless da linha Nokia de smartphones WP, suporte para NFC (near field communication), e um hub para empresas renovado para usos mais amplos.
lumia900
BlackBerry 10
Outro concorrente para a 3ª posição é o ainda inédito BlackBerry 10, da RIM. Até o lançamento a RIM vai anunciar o preço e a disponibilidade dos dois primeiros aparelhos . A nova plataforma para smartphones da RIM possui uma interface baseada no toque que lembra o WebOS, da HP.
Firefox OS
Direcionada especialmente para mercados emergentes, a parceria da Fundação Mozilla com a operadora Telefônica lançará a primeira rodada de aparelhos com o Firefox OS aqui no Brasil em 2013. Nos EUA, a operadora Sprint entrou com pedido para entrar nessa parceria, mas ainda não está claro quando os smartphones Mozilla chegarão às lojas daquele país.
O aspecto diferenciado do Firefox OS é que ele depende totalmente de tecnologias baseadas na web como HTML5 e JavaScript para seus aplicativos, incluindo o discador do telefone. Segundo a Mozilla, isso é para oferecer uma experiência moderna de smartphone usando hardwares não tão poderosos, uma vez que sua dependência das tecnologias web não exige processadores caros ou muita memória RAM. Parece uma ideia interessante, mas resta saber se dará certo no Brasil, onde o sinal 3G é alvo de muitas críticas pelos consumidores, nem nos EUA, onde parece ser mais uma aposta a longo prazo por causa da popularidade de alternativas estabelecidas como iOS e Android.
Ubuntu
O último desafiante a próxima “batalha de smartphones” é o novo smartphone Ubuntu, da Canonical. A recém-anunciada plataforma não exige botões físicos e depende totalmente de gestos com o dedo para controle. Segundo a fabricante, ele usará todas as quatro pontas do aparelho para revelar diferentes funcionalidades. Deslize o dedo da esquerda para a direita, por exemplo, e você terá o iniciador do Ubuntu com seus aplicativos favoritos disponíveis. Faça o mesmo movimento a partir da direita com o aparelho desbloqueado e terá os apps mais recentes na ordem reversa em que foram abertos. 
A Canonical planeja lançar nas próximas semanas uma versão do Ubuntu phone OS para o Galaxy Nexus, e a primeira leva de aparelhos com o sistema deve chegar até o final desse ano.

You May Also Like

1 comentários